sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O que senti quando enfim li Orgulho e Preconceito.


Se tem um filme que tem lugar garantido na minha lista de filmes favoritos da vida, ao lado de todos os Harry Potter e “10 coisas que eu odeio em você” é “Orgulho e Preconceito”. Lembro que quando assisti pela primeira vez quando o filme acabou eu fiquei uns minutinhos parada, absorvendo tudo. Se você assisti-lo (ou lê-lo)com a ideia de que é apenas um romancezinho água com açúcar você não vai pegar as pequenas criticas que a historia contem.

Enfim, eu amo o filme, o elenco, principalmente a Keira no papel da Lizzie, o que foi uma escolha genial. Mas eu possuía esse medo um pouco irracional de ler o livro escrito pela Jane Austen, mas em uma pela quarta feira enquanto eu estava entediada e tive a ideia maravilhosa de começar a ler. Foi sem duvida a melhor ideia que eu tive em uma quarta feira, eu acho.

Claro que existem partes que foram modificadas no filme, alguns personagens não foram retratados da melhor maneira, mas no geral eu acredito que a adaptação foi bem feita. Eu amei tanto o livro que eu fiquei uns dias falando entusiasmada sobre a historia, sobre como era possível ver como a Jane desaprovava essa cultura do casamento por dinheiro da época, que causou a ela grandes perdas, afinal a própria Jane não se casou com o amor da vida dela, porque os dois não tinham um bom poder aquisitivo, ela ficou para titia digamos assim, mas ela eternizou sua revolta.

Eu tenho essa teoria de que ela colocou seu nome na irmã Bennet mais velha e deu a ela o mais feliz dos finais, se casando por amor e com alguém rico, pois era isso que ela almejava, mas não conseguiu concretizar. É triste, mas poético.

Por fim acredito que “Orgulho e Preconceito” é uma obra muito importante, por enquanto é o único livro da autora que eu li, mas eu tenho quase certeza que todas são tão boas quanto. Eu só gostaria que todos lessem, talvez seja apenas meu entusiasmo falando mais alto, mas seria ótimo ter pessoas para falar sobre.

Espero que tenham gostado, mas só um adendo a foto usada no inicio do post é da Melina Souza do blog Serendipity.

Beijos de luz.

2 comentários:

  1. Oi Karol !!
    Já tinha ouvido falar, mas nunca li ou vi o filme !!
    Mas gostei bastante da sua resenha e já quero fazer os dois rsrs
    Bjim

    blogpatyrezende.blogspot.com

    ResponderExcluir